sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A Importância da Consciência Negra

No dia 9 de janeiro de 2003, era estabelecida projeto lei número 10.639 que firmaria a data de 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional, assim também como forma de protesto para que amenize o tão presente preconceito e violência contra negros, e que haja igualdade entre todos. 

No entanto, antes desta data ser posta, os negros tiveram muito de sofrer. De forma cruel e covarde. Alguns desses registros histórico foram guardados em retratos fotográficos, que apresentarei a vocês agora. É triste saber o quanto essas pessoas tiveram de sofrer, por isso a criação do 20 de novembro foi importantíssima nessa luta. 

Acompanhe: 

Linchamento. Mississipi, EUA.



Foto de cartão postal geralmente vendido nos Estados Unidos sulista, linchamentos eram representados não como crimes hediondos, mas como a justiça divina sendo feita contra os negros. Mississipi 1912.


Na placa está escrito: "Por favor não acorde."


Banho escaldante na banheira de ferro. Punição a escravos "intrometidos" e "contestadores".


Um das imagens mais fortes. Essa era a forma de "justiça" que os senhores brancos julgava os negros.


Realmente são imagens bastantes pesadas, mas reais. Essas mostram que a situação era horrível, porém, através de ações de conscientização, tivemos grande progresso. No entanto, ainda temos que melhorar muito. E que esses fatos chocantes nunca volte a acontecer novamente, somos todos iguais. Viva a negritude, obrigado por nos encher de sua riqueza cultural e intelectual. 



É ISSO, ATÉ A PRÓXIMA! 
INSÔNIOS'

Nenhum comentário:

Postar um comentário