quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O Gabinete do Dr. Caligari

Peça fundamental para o cinema de horror e do que seria visto no vindouro cinema fantástico alemão.

O Gabinete do Dr. Caligari , Insônia, Terror

Foi o filme que definiu muito da estética e da narrativa que seria empregada no gênero até os dias de hoje. Lembro da primeira vez que assisti a esse filme. Confesso que foi de forma tardia, afinal, um adolescente acostumado a ver tripas e sangue jorrando da tela, não tinha saco para assistir um filme alemão, preto e branco, mudo, da década de 20.

E fiquei maravilhado com o que eu vi. Afinal, podemos dizer de uma forma grosseira que o tal Dr. Caligari foi o primeiro vilão maligno e manipulador do cinema, abrindo as portas para muitos outros cientistas e doutores loucos, por assim dizer. E fora todos os temas que o filme traz, que tornaram-se futuros clichês após quase 100 anos da produção: sonambulismo, assassinato, manipulação, trauma, sequestro, um assassino serial, reviravoltas no final e aquela dúvida sobre o que é sanidade e o que é loucura. Sim, tudo isso em um filme mudo de 1920!!!

O Gabinete do Dr. Caligari , Insônia, Terror

O longa começa com Francis, um jovem rapaz trazendo à tona durante uma conversa, a terrível experiência que viveu por decorrência da chegada do Dr. Caligari na feira anual de Hoistenwall. Em seu gabinete, Caligari apresenta ao público sua atração, um sonâmbulo chamado Cesare, interpretado por Conrad Veidt, enquanto uma série de assassinatos assola a cidade. Francis começa a investigar o famigerado doutor e seu sonâmbulo depois que seu melhor amigo é assassinado e sua amada, Jane é atacada, e aí a trama começa a se desenrolar até seu clímax impressionante.

Tudo isso permeado por um clima soturno, característico do expressionismo alemão, cenários quase surreais como em um sonho, o exagero das expressões de horror e maquiagem carregada nos rostos pálidos que acentuam os olhares arregalados de pavor. Mas tirando toda a parte estética, a parte artística e cult do filme, o que mais liga na produção, pelo menos para mim, é a forma como é trabalhada a degradação psicológica do protagonista, até chegar ao seu final inesperado.

O Gabinete do Dr. Caligari , Insônia, Terror

Com o desenvolvimento da psicanálise e a publicação dos primeiros trabalhos de Freud e Jung, O Gabinete do Dr. Caligari traz o medo do subconsciente, o pavor de um sujeito que pode brincar com a nossa psique, um verdadeiro vilão famigerado que alimenta nossas neuroses em cada sombra ou cenário irregular, que pode controlar as mentes e usar seres humanos como fantoches, assim como faz com o pobre Cesare. Esse é o reflexo de uma Alemanha mutilada após a primeira guerra e uma metáfora ao desejo assassino incontestável de governos e soldados, algo que aquela nação viria a provar novamente anos mais tarde.

Resumindo, O Gabinete do Dr. Caligari é um filme obrigatório. E se você ainda não viu, assista para saber como surgiu tudo. Não faça como eu que assisti muito tarde. E se você tive tabu de ver um filme alemão, mudo e preto e branco, é melhor deixar de lado, pois vale MUITO a pena.




Trailer Oficial: 



É ISSO, ATÉ A PRÓXIMA!
INSÔNIOS' 

3 comentários:

  1. Ainda não assisti, mas isso despertou minha curiosidade! VOU ASSISTIR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom!
      Mais que recomendo, pois é um clássico do terror.

      Excluir
  2. Ainda não assisti, mas isso despertou minha curiosidade! VOU ASSISTIR!!!

    ResponderExcluir