quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Bill Gates e a máquina que transforma lixo em água potável.

Bill Gates apresenta máquina que transforma dejetos humanos em água potável e abri uma grande possibilidade de acabar ou mesmo amenizar o problema da falta d'água em determinadas regiões.                                                                                                                                 

Gates parece disposto a salvar a raça humana. Em sua mais nova criação filantrópica, o grande fundador da Microsoft pretende transformar lixos que simplesmente são visto sem utilidade em água potável.

Através da Bill and Melinda Gates Foundation, o executivo desafiou alguns pesquisadores universitários a desenvolver soluções para o que estava em mente, então ele se uniu a Peter Janicki, então deram vida ao Janicki Bioenergy Omniprocessor.

Janicki Bioenergy Omniprocessor recolhe quantidades enormes de dejetos e reaproveita tudo num processo que dura poucos instantes. Em um vídeo demonstrativo que está logo abaixo é possível ver Gates beber um copo com água que cinco minutos antes era lixo.

O potencial do JBO é grande. Com dejetos produzidos em uma comunidade de 100 mil habitantes, a máquina libera 86 mil litros de água e 250kw de eletricidade diariamente. E esses padrões podem ser reajustados para lugares mais ou menos populosos.

Gates quer não pretende apenas criar um sistema de reuso, mas também diminuir os gastos em países em desenvolvimento (porque sistemas de saneamento custam muito e, na maioria dos casos, não são totalmente eficientes) e melhorar a saúde desses lugares, uma vez que boa parte das doenças é causada pelo consumo de água suja.

Até o final do ano, Janicki levará o Omniprocessor a Dakar, no Senegal, para testar alguns recursos e descobrir suas potenciais falhas, além da possibilidade de entender se é realmente possível controlá-lo a distância.

Resta agora aguardar boas notícias em virtude desses teste que serão feitos na máquina e que esse projeto possa inspirar muitos outros em todo o mundo. Bill Gates sempre dando exemplo e pensando no plural em prol de todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário