domingo, 4 de janeiro de 2015

Paralisia do Sono: o que realmente acontece.

Você está tranquilamente dormindo... de repente acorda, mas algo lhe impede de se mexer... "o que está realmente acontecendo?" você se pergunta, enquanto olha para seu corpo totalmente imóvel naquela escuridão do seu quarto. 

O pior é que você sente uma presença humana esmagando todo o seu corpo.


Eu resolvi falar sobre esse assunto pelo simples motivo, isso aconteceu comigo!
No meu caso acabei acordando atordoado e com uma angustia terrível. Não sabia exatamente o que tinha acontecido e não consegui dormir em seguida, fiquei imaginando se era alguma força sobrenatural ou mesmo uma paranoia e aquilo ficou na minha cabeça.

Esse fenômeno estranho acontece com mais da metade da população pelo menos uma vez na vida.



O que é?


A Paralisia do Sono é caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer. Também é conhecida como Atonia REM por estar diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do nosso Sono REM, a fase do sono em que ocorrem nossos sonhos mais vívidos.

O Resultado vocês já devem prever: a pessoa fica consciente, mas incapaz de se mover Para piorar o cenário de desespero esse estado pode ser acompanhado pelas chamadas alucinações hipnagógicas(e não algo sobrenatural que logo imaginei), que envolvem imagens e sons, características dessa condição.


Os sintomas 


Paralisia: ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar (no meu caso eu conseguia apenas mexer os olhos e mesmo que tentasse falar não saía som algum da minha boca), e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração.


Alucinações: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode pensar que existe uma presença atrás dela ou ouvir sons estranhos. Algumas pessoas relatam também sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o.


Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos (comigo foram pouco mais de 4 minutos, mas pareceu uma eternidade) e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas (não tenham dúvida disso).




Existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem: 

  • Dormir de barriga para cima; 
  • Agenda de sono irregular; cochilos; privação de sono; 
  • Stress elevado; 
  • Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém; 
  • Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio; a indução consciente da paralisia do sono também é uma técnica comum para entrar em um estado de sonho lúcido; 
  • Sono induzido através de medicamentos, como anti-histamínicos; 
  • Uso recente de drogas alucinógenas (essa molecadinha que vive no LSD deve compreender) 



E o conselho que eu deixo para vocês é o seguinte, se esse fenômeno ocorrer com você fique calmo, tente respirar mesmo se houver dificuldades e torça para que acabe o mais rápido possível. 



E aí? Alguém mais passou por essa situação? Comenta ai como foi!


Nenhum comentário:

Postar um comentário