domingo, 4 de janeiro de 2015

Homem tem a morte da filha exibido como "melhores momentos" no Facebook


 “Foi um ano espetacular! Obrigado por fazer parte dele.”

Quem é usuário do Facebook, já deve ter reparado que, com a proximidade do fim de ano, a rede social oferece aos seus usuários uma ferramenta para que eles compartilhem momentos do ano deles com os amigos. O recurso, porém, já vem com fotos pré-selecionadas – nem sempre agradáveis(as minhas que o diga), mas que podem ser editadas depois. Inclusive houve um caso em que a rede social teve que pedir desculpas a um usuário por conta disso.

                          Insônia

Um rapaz chamado Eric Mayer postou em seu blog seu caso pessoal – em que a morte da filha apareceu em seus “melhores momentos” do Facebook. "Sim, meu ano aparecia assim", escreveu Meyer. "Meu ano aparecia com o rosto agora ausente da minha menina”. E segundo ele o item foi "forçadamente" exibido por padrão em seu perfil, já que a ferramenta de ocultar o recurso não se encontrava visualmente destacado.

Meyer fez pedidos a rede social, que considerasse "projetar para crises" em vez de assumir que seus algoritmos sempre produziriam resultados felizes. Ele também pediu ao Facebook que torne mais fácil renunciar a esse tipo de conteúdo caso o usuário não o deseje – ou mesmo pular a exibição de imagens geradas automaticamente por padrão.

Após o ocorrido, Washington Post publicou um pedido de desculpas de Jonathan Gheller, gerente de produto do Facebook. "O app foi incrível para muitas pessoas, mas é evidente que, neste caso, trouxe tristeza ao invés de alegria", disse Gheller. “A equipe por trás do app está analisando formas de melhorá-lo para a próxima vez e levará as preocupações de Meyer em conta”, completou ele.

Fonte: Washington Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário