sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Museu de cadáveres humanos.

 Um museu ou um necrotério? Não importa a resposta, pois depois de muitas polêmicas Menschen Museum (Museu Humano) foi inaugurado nesta quarta-feira(18/02) em Berlim. Um museu mostrando cadáveres preservados e sem pele para revelar a complexidade do corpo humano.


A ideia de preservar cadáveres foi criada pelo anatomista alemão Von Hagens, esse da imagem abaixo. Esta é a primeira exposição permanente dos corpos preservados pela técnica de "plastinação".


Hangens, foi apelidado como "Doutor Morte", o motivo é bastante obvio. O processo é chamado de "plastinação" como foi dito logo acima, onde os corpos receberam silicone e resina e que ficarão permanentemente expostos. A exposição ganhou o título de "Facetas da Vida" que inclui vinte cadáveres inteiros e mais de duzentas partes do corpo, como por exemplo órgãos, ossos e tecidos todos, é lógico, "plastinadas".
Segundo Angelina Whalley, esposa de Hagens, o objetivo do museu em Berlim é estimular a reflexão sobre os diferentes aspectos da condição humana. O fato é que Berlim é o primeiro local permanente para o trabalho do "Doutor Morte". 


A exposição gerou bastante polêmica se tornando alvo de críticas da Igreja Protestante e do conselho da Sociedade de Anatomia da Alemanha. Wolfgang Kummer, porta-voz da Associação Alemã de Institutos de Pesquisa Anatômica, protestou contra o sensacionalismo da exibição de cadáveres, afirmando que a mostra vai contra os princípios éticos e didáticos da instituição.

A administração de Berlim entrou com um processo para tentar fechar o museu, mas não teve êxito no caso. 

Angelina Whalley disse que a exibição proporciona ao visitantes uma perspectiva em seus corpos como também nos estilos de vida.

"Após visitar a exposição algumas pessoas disseram que nunca mais iam deixar de ligar para seus corpos", afirmou ela, contando que uma pesquisa feita seis meses após as pessoas visitarem a exibição itinerante, mostrou que 9(%) delas pararam de fumar, 23(%) passaram a se exercitar mais e 30(%) decidiram comer de forma mais saudável.

A ideia não agradou a todos, mas ninguém é obrigado a visitar o museu, é claro, tanto é que o Hangens ganhou todos os processos judiciais que foram expostos sobre ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário