sábado, 14 de fevereiro de 2015

Tripofobia: o medo de buracos.

Uma fobia pouco conhecida que na última década ganhou destaque na internet com diversos fóruns e comunidades relacionadas a esse tipo de aversão. Muitas pessoas sentem mal-estar ao ver, por exemplo, fotos de colmeias, objetos com furos, aglomeração de buracos 'em cachos' ou mesmo de bolinhas desenhadas sobre a pele.  


Um belo teste para saber se você tem Tripofobia é observar a imagem ao lado:

E aí? Conseguiu passar pelo menosum minuto olhando a imagem? Sentiu algum tipo de coceira? Suas mãos suaram? Não? Quem bom. 

Mas o que é Tripofobia? 

É uma fobia ainda pouco conhecida, caracterizada pelo medo irracional e excessivo de buracos e/ou furos que atinge uma a três pessoas no mundo. Literalmente é o medo de buracos.


Estudos:

Hoje a Tripofobia é reconhecida por pesquisadores como, por exemplo, os psicólogos Geoff Cole e Arnold Wilkins, da Universidade de Essex, na Inglaterra que são os principais estudiosos do assunto. Em uma de suas pesquisas, exibiram fotos de sementes de lótus a 286 adultos com idades entre 18 e 55 anos: 11% dos homens e 18% das mulheres descreveram a imagem como “desagradável ou repulsiva”, mostrando evitação, indício de fobia.

Com o decorrer dos estudos, os pesquisadores concluíram que não é exatamente dos buracos que as pessoas têm medo e sim da associação mental que é feita entre os buracos e um possível perigo, ou seja, é possível que a Tripofobia seja desencadeada pelo medo do perigo. Os buracos, ou apenas a imagem deles estimulariam “uma porção primitiva do cérebro que associaria a imagem a algo perigoso”.

Segundo alguns pesquisadores, a fobia só será desencadeada se a sequência de buracos obedecer a um padrão visual geométrico que lembre: 
  • A coloração da pele de alguns animais venenosos;
  • Perfurações cutâneas, ou seja, machucados causados por arranhões ou mordidas de cães ou gatos; 
  • Cicatrizes e bolhas causadas por doenças e ferimentos.

Há fatos também que indicam que essa fobia pode ter vinda de nossos ancestrais que tiveram contato frequente com vermes e outros organismos que penetram no corpo e causam inflamações. Os 'tripófobos' têm medo e não suportam “agrupamentos de buracos na pele, carne, madeira, plantas, corais, esponjas, sementes, favos de mel entre outros”.



Tratamento:

O Tratamento é indicado quando gera sofrimento significativo à vida da pessoa afetando assim sua qualidade de vida. O ideal é procurar um psiquiatra e pedir a alguém para imprimir algumas fotos pra você levar e especificar o tipo de imagem que te causa fobia. O tratamento também pode incluir o uso de antidepressivos, ansiolíticos e psicoterapia do tipo TCC – terapia cognitiva comportamental associada à terapia gradual de exposição.








Eu confesso que quando eu comecei a estudar sobre o assunto, tive umas coceiras, e não parava de imaginar dezenas de imagens que vi no Google sobre a Tripofobia, cheguei até pensar que tinha a fobia(que loucura), mas acalmem-se era apenas minha imaginação paralela, pois eu não tenho essa fobia tanto é que conseguir escrever essa postagem sobre o caso.



Eu particularmente não tinha ouvido falar sobre o assunto, o mesmo chegou até mim por um amigo, o grande Richely, então foi aí que tive a ideia de publicar sobre o assunto e levar até vocês. 
Espero que tenha ajudado de alguma forma e até a próxima. 



É ISSO, ATÉ A PRÓXIMA!
INSÔNIO'S

9 comentários:

  1. Muito bom o texto. Bastante explicativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Davi. Acompanha ai o blog que toda semana tem postagem.

      Excluir
  2. Eu gostei muito dos textos; Mas acabou que eu nem consegui ver nenhuma das Imagens acima sem Tremedeiras, Mal-estar, Suor frio e Arrepios .
    Isto é Horrível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Steeh!
      Sim, as imagem tem a intenção de provocar esses tipos de agonias, porém pode ficar tranquila.

      Abraços, e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  3. Eu gostei muito dos textos; Mas acabou que eu nem consegui ver nenhuma das Imagens acima sem Tremedeiras, Mal-estar, Suor frio e Arrepios .
    Isto é Horrível

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito dos textos; Mas acabou que eu nem consegui ver nenhuma das Imagens acima sem Tremedeiras, Mal-estar, Suor frio e Arrepios .
    Isto é Horrível

    ResponderExcluir
  5. eu sinto arrepios na cabeça todas vezes q vejo fotos assim apenas na cabeça entre os cabelos é esquisito esta reação

    ResponderExcluir
  6. Minha filha acabou de ver uma imagem no Face e teve um Ataque.. com falta de Ar e Pânico estou preocupada preciso de Ajuda.. Por favor alguém me ajude !!!!

    ResponderExcluir