terça-feira, 10 de março de 2015

5 torturas usadas na Ditadura Militar(Br)



Na época do Regime Militar no Brasil, a tortura se tornou algo típico para obter informações, até hoje ainda se utiliza alguns instrumentos de tortura para ganhar ou descobrir algo de interesse pessoal. A atual Comissão Nacional da Verdade jamais dará conta dos inúmeros casos de torturas encobertos pelo tempo, afinal esse período esconde um grande baú de crueldades, mas para refrescar um pouco a memória listei cinco formas que eram utilizada na época.

1- Cadeira do Dragão:

Blog Insônia
Lembra a típica cadeira elétrica, não só na aparência temível, mas como também nas dores. Os presos eram colocados sentados sem roupas, como a cadeira era revestida de zinco e ligada a terminais elétricos, ao ser ligada na eletricidade, o zinco por sua vez transmitia choques a todo o corpo. Relatos apontam que muitas vezes, os torturados colocavam uma espécie de balde de metal na cabeça das vítimas, onde também era aplicados os choques. 


2- Choques Elétricos:

As maquinas também foram bastantes utilizadas nessa época, conhecidas como "pimentinha" ou "maricota", essas máquinas de choques possuía uma manivela que ao ser girada rapidamente, produziam choques com maior intensidade. A descarga elétrica causava queimaduras e convulsões. Muitas vezes, seu efeito era tão brutal que fazia o preso morder violentamente a própria língua


3- Pau-de-arara:

Você com certeza já deve ter ouvido alguém falar nessa, pois sem dúvidas é a mais conhecida. Se resume em uma barra de ferro atravessada entre os punhos e os joelhos, o preso ficava pelado, amarrado e pendurado a cerca de 20 centímetros do chão, mas não era só isso, pois além de ficar nessa posição ele ainda sofria com choques, pancadas e queimaduras com cigarros.


4- Afogamentos:

No afogamento, os torturadores fechavam as narinas do preso e colocavam uma mangueira ou uma espécie de tubo de borracha dentro da boca da vítima para obrigá-la a engolir água. Outra forma bastante utilizada era mergulhar a cabeça do acusado num balde, tanque ou tambor cheio de água, forçando sua nuca para baixo provocando o afogamento.


5- Espancamentos:


No espancamento, várias tipos de agressões eram utilizadas, como por exemplo quebrar ossos, costelas, braços, dedos... e por ai vai, mas a que chama mais atenção é o conhecido 'telefone', o torturador usava as duas mãos em forma de concha e dava tapas diretamente nos ouvidos do preso. A técnica era tão cruel que podia romper os tímpanos do preso e provocar surdez permanente.


Enfim, essas são apenas cinco das diversas torturas que o Regime Militar utilizou, mas como eu mesmo disse na introdução, esse período marcante guarda um grande baú de crueldades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário