sábado, 14 de março de 2015

Sexta-feita 13

Segunda sexta-feira 13 do ano. Falta mais uma, sim, isso mesmo, pois nesse ano teremos três sextas-feiras 13, e a terceira é em novembro, aguardem. No entanto, poucos sabem o por quê dessa data ser impregnada como algo ruim ou de má sorte, que esconde várias superstições. Então vamos contar pouquinho sobre o que se sabe a respeito da data.
blog insônia

Pouco se sabe sobre a verdadeira origem da sexta-feita 13, pois diferentes culturas possuem uma explicação, distinta, mas que deve ser levado em conta.

Apresentarei supostas explicações que encontrei na internet.


A mais conhecida vem do cristianismo, onde conta que Jesus Cristo, teria sido sacrificado numa sexta-feira, bem depois de ter realizado uma ceia que juntava 13 participantes, no caso ele e mais os 12 apóstolos. Falam também que a sua crucificação teria ocorrido em uma sexta-feira 13, mas não há provas concretas a respeito.

Contam também, que esse "preconceito" com a sexta-feira 13, tenha vindo no tempo da Monarquia, quando em 1307, o rei da França Felipe IV, teria se sentido ameaçado pela igreja e com medo de sofrer perseguições religiosas, usou como forma de estratégia, se filiar à ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas não teve êxito, pois sua entrada na ondem foi recusada, então diante de tudo isso, como vingança o rei ordenou a perseguição dos guerreiros templários em uma sexta-feira, datada em 13 de outubro de 1307.

A mitologia também tem uma explicação, um grande banquete teria sido realizado sobre a presença do grande deus Odin, o pai de todos. Onde o mesmo teria convocado uma reunião com outras 12 divindades, e que o nosso querido Loki, o deus da discórdia e do fogo, não teria sido convidado, Loki ficou furioso provocando um verdadeiro caos na reunião que resultou na morte de Balder, a mais bela divindade. Então depois desse dia, o que ficou na cabeça de todos na época, é que todo encontro a 13 poderia resultar em morte.

Selecionei apenas três, mas existe muitas outras por ai, que podem explicar o porquê de muitos terem esse medo ou esse receio com a sexta-feira 13, na verdade, na minha opinião, é apenas um dia qualquer ou não, pois podem acontecer fatos bizarros que poderiam acontecer em qualquer outro dia normal, mas como é uma sexta 13 que carrega diversas superstições, o tal acontecimento poderá ser relacionado com essa data. Enfim, temos mais é que curte esse dia, seja em casa, no cinema, no cemitério, na casa do amigo, na rua ou em qualquer outro lugar desejado.


Obs: no Google +, eu tenho 13 seguidores(hehe), para não ficar esse clima de má sorte na minha conta, me segui e acompanha tudo que rola no blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário